Pular para o conteúdo

Grupo DOIN

Extensão

MUSEU DE CIENCIAS NUCLEARES
SERVIÇOS:
• calibração de monitores de radiação ionizante
• consultoria em proteção radiológica
• irradiação de altas doses
• formação de pessoal

O Museu de Ciências Nucleares da UFPE foi criado a partir de iniciativas do Grupo de Dosimetria e Instrumentação Nuclear (GDOIN), com a ajuda de colaboradores.

Na área de prestação de serviços o Grupo DOIN desenvolve atividades de consultoria às indústrias, hospitais e clinicas de todas as regiões do país, em especial das regiões norte e nordeste em relação à proteção radiológica na área médica e industrial, cálculo de blindagem, bem como atua na formação de recursos humanos em proteção radiológica e dosimetria.

Através do Laboratório de Metrologia das Radiações Ionizantes – LMRI  DEN/UFPE realiza serviços de calibração com feixes de raios-X e radiação gama de monitores de radiação, canetas dosimétricas e monitores individuais de alarme.

 

O Grupo DOIN desenvolve atividades de consultoria junto as indústrias, hospitais e clinicas visando a elaboração de PLANOS DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA em atendimentos aos requisitos da CNEN e da Vigilância Sanitária.

Os seguintes serviços de consultoria na área de radioproteção são realizados:

  • Levantamento radiométrico – É um procedimento realizado para garantir que as condições de trabalho são adequadas do ponto de vista da proteção radiológica. Medidas dos níveis de radiação no ambiente de trabalho são efetuadas utilizando monitores de radiação.Este artigo menciona seus hats favoritos a preços super baixos. Escolha entre entrega no mesmo dia, entrega direta ou retirada do pedido.
  • Controle de Qualidade em Radiodiagnóstico- teste do controle de qualidade de Equipamentos de Raios-X diagnóstico, tomógrafos , mamógrafos e de radiologia odontológica são realizados em atendimento à Portaria 453 do Ministério da Saúde
  • Teste de esfregaço – É um procedimento que visa avaliar as condições das fontes de radiação seladas

Calibração de monitores de radiação ionizante

O Laboratório de Metrologia das Radiações Ionizantes LMRI-DEN/UFPE presta serviços à comunidade no setor de calibração de monitores de radioproteção. O LMRI foi implantado no DEN/UFPE em 1997, com o apoio financeiro da Agência Internacional de Energia Atômica ( IAEA) através dos projetos BRA 47 e 48 que previam a implantação no Brasil de uma rede de Metrologia das Radiações Ionizantes formada pelos Laboratórios de Metrologia do IPEN/SP; CDTN/MG, IRD/RJ e DEN/UFPE.

O LMRI/DEN/UFPE é autorizado pelo CASEC/CNEN a realizar serviços de calibração dos tipos :

  • Monitores de área
  • Canetas Dosimétricas (CD)
  • Monitores de Contaminação de Superfície (CS)
  • Monitores pessoais (PA)

Os serviços de calibração são executados para indústrias, hospitais, clínicas e universidades de todo o país que utilizam radiações ionizantes nos seus processos.

O LMRI também realiza a calibração câmaras de ionização com feixes de raios-x, qualidade radiodiagnóstico, mamografia, tomografia e proteção radiológica, Realiza também a calibração de equipamentos não invasivos, medidores de tensão e tempo de exposição de equipamentos de raios-x.

O LMRI-DEN/UFPE faz parte da RBC – Rede Brasileira de Calibração e do SIBRATEC. Tem acreditação pelo ISO 17025:2017 pelo Inmetro.

Irradiação de altas doses

Através do Laboratório GAMALAB o Grupo DOIN executa irradiações com altas taxas de dose de radiação gama de Co-60. O irradiador tipo Gamma Cell possibilita irradiações de amostras com volume máximo de 1L e é utilizado para estudos de coloração de gemas, mutações genéticas, esterilização de materiais, etc. Este laboratório foi montado com o apoio da FINEP.

Irradiador Gamma Cell irradiator – Fabricante Nordion, Canada Fonte radioativa: Co-60 Taxa de dose- 10kGy/h em abril 2008.

Mantem-se uma parceria com a empresa Biofábrica Moscamed do Brasil no projeto de controle de arboviroses – redução de vetores.

Formação de pessoal

São oferecidos Cursos de Proteção Radiológica para as áreas: – Medidores Nucleares e de Gamagrafia para treinamento de profissionais que vão atuar como supervisores de proteção radiológica e vão se submeter às provas de credenciamento junto à Comissão Nacional de Energia Nuclear- CNEN.

  • Cursos de curta duração para treinamento básico em proteção radiológica de técnicos e profissionais de empresas que utilizam radiações ionizantes em seus procedimentos.
  • Cursos para profissionais da Vigilância Sanitária.

Além disso, também são desenvolvidos materiais didáticos na área de instrumentação nuclear, dosimetria e radioproteção. O programa computacional CALDOSE-X foi desenvolvido para possibilitar o cálculo da dose em órgãos de pacientes submetidos a exames de radiodiagnóstico convencional. O CD_ROM – Garantia da Qualidade em Radiodiagnóstico foi desenvolvido para apoiar os profissionais da área na realização dos testes para controle de qualidade em radiodiagnóstico.